A hematologia veterinária é uma especialidade que atua no tratamento de doenças que afetam o sistema sanguíneo.
O sangue possui diversas células que exercem funções importantes, como transportar oxigênio, fazer as defesas do organismo e evitar sangramentos, por meio da coagulação. Uma alteração ou perda da função em uma das células pode ter graves consequências.
Dentre essas doenças, podemos destacar as anemias em geral (diminuição de hemácias no sangue), trombocitopenias (diminuição de plaquetas no sangue) e leucopenias (diminuição do número de leucócitos, que são as células de defesa).
A patologia em outros sistemas também podem impactar no sangue, como por exemplo, um cão doente renal pode ter anemia do tipo não regenerativa, por isso, procurar um hematologista veterinário pode ajudar no esclarecimento da origem da doença, podendo ter um tratamento mais adequado.
Indicações de hematologia veterinária
Quando procurar?
Além das alterações mais comuns, como aumento ou queda em componentes como hemácias, hemoglobina, leucócitos e plaquetas, existem alguns outros sinais e sintomas que também podem sugerir alterações no sangue, como:
- Aparecimento de manchas roxas pelo corpo que demoram a sair;
- Infecções de repetição;
- Aumento e inchaço de gânglios em regiões próximas ao pescoço, axila e virilha;
- Sangramentos intensos;
- Dificuldade em cicatrizar lesões;
- Entre outros.
Principais exames feitos na hematologia veterinária
Hemograma completo
Exame que analisa todas as informações mais importantes sobre o sangue, como as hemácias (células vermelhas), leucócitos (células brancas), proteínas e plaquetas.
Eritrograma
Analisa o número, tamanho, cor e formato das hemácias, hematócrito (massa das hemácias), concentração de hemoglobina, contagem de reticulócitos (hemácias jovens) e a presença de parasitas.
Plaquetograma ou trombograma
Realiza a contagem de plaquetas, elemento muito importante para o processo de coagulação sanguínea.
Leucograma
Realiza a contagem do número total de leucócitos (células de defesa do corpo) e os valores individuais dos diferentes tipos.
Prevenção
Nesses casos, quanto antes o hematologista veterinário for consultado, maior a probabilidade de tratamento e cura para o seu cachorro ou gato.
No entanto, com os exames, vacinas e as consultas em dia, esses possíveis problemas podem ser evitados ou resolvidos logo de início, por isso, não deixe de visitar regularmente o veterinário com o seu cachorro ou gato e siga todas as orientações fornecidas por ele.
Veterinária Responsável:
Dra. Jacqueline Abrahão
CRMV-SP: 44.855