Hematologia | Inova Veterinária

A hematologia é a especialidade que investiga e trata as doenças correlacionadas ao sangue bem como dos órgãos hematopoiéticos, ou seja, aqueles que produzem as células sanguíneas, dentre eles estão à medula óssea, gânglios linfáticos e o baço. Além de doenças primárias do sangue, muitas doenças que afetam diferentes sistemas no organismo são capazes de interferir no sangue, uma vez que este circula por todo o corpo. Desse modo, o hematologista pode apoiar na interpretação desses sinais sanguíneos e auxiliar na melhor condução diagnóstica e terapêutica do paciente.

Doenças primárias do sangue: aplasia/hipoplasia de medula óssea (causam anemias não regenerativas e/ou redução global dos elementos figurados do sangue – pancitopenias); leucemias (podem causar excesso ou falta de determinados elementos na corrente sanguínea); displasias de medula óssea.

Doenças que se refletem no sangue: anemia de doenças crônicas (insuficiências em fígado, rim ou mesmo infecções como Erliquiose e Babesiose canina, ambas transmitidas pela doença do carrapato); anemias por mielo toxicidade (quimioterapias, intoxicações).

Quando consultar um hematologista? Sempre que encontrar alterações sanguíneas, principalmente em casos de anemias, trombocitopenias ou nos sangramentos de causa desconhecida. Cânceres sanguíneos, tratamentos com transfusão de sangue e uso de anticoagulantes também devem ser acompanhados por um hematologista.

Dra. Camila Martos Thomazini – CRMV-SP: 23.939