Medicina Integrativa Veterinária

O que é medicina integrativa?

Tipos de medicina integrativa

• Acupuntura: tratamento da medicina tradicional chinesa que utiliza finas agulhas para promover estímulos em pontos meridianos que atuam no sistema nervoso central;
  • Aromaterapia: promove benefícios para a saúde e bem-estar do cachorro ou gato a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais);
  • Cromoterapia: utiliza a cor das luzes do espectro solar para promover o bem-estar;
  • Fitoterapia: tratamento realizado com o uso de plantas medicinais;
  • Homeopatia: terapia baseada na diluição de substâncias oriundas dos reinos animal, vegetal ou mineral;
  • Osteopatia: envolve a avaliação e tratamento de disfunções motoras que levam a problemas de saúde e afetam a qualidade de vida;
  • Ozonioterapia: uso do gás de ozônio que tem diversos efeitos no organismo, como: fortalecimento do sistema imunológico, efeito analgésico e antiinflamatório, antimicrobiano, melhora oxigenação tecidual, cicatrizante,  anti neoplásico, entre outros, sendo indicado para diversas doenças;
  • Quiropraxia: é uma terapia manual direcionada para o ajuste de vértebras, extremidades e suturas craniais dos cães ou gatos;
  • Reiki: é uma terapia energética realizada para alinhamento dos chakras por meio da imposição das mãos;
  • Terapia Cannabica: tratamento realizado com o uso de óleos de Cannabis, Indicado para diversas doenças como: epilepsia, câncer, dor crônica, entre outras.

Prevenção

Dra. Julia Pacheco
CRMV-SP: 47.904

Dra. Karina Wogel
CRMV-SP: 47.257

Dra. Nicoli Almodovar
CRMV-SP: 41.846

O que é medicina integrativa? A medicina integrativa busca ir além do diagnóstico e cura de uma doença em si, tem o objetivo de tratar o pet de forma integral, estabelecendo uma relação de parceria entre o veterinário, tutor e o cão ou gato. Tipos de medicina integrativa A medicina veterinária integrativa engloba aspectos físicos, psicológicos, comportamentais e sociais. Para isso, faz uso de diversas abordagens terapêuticas, com a associação de tratamentos convencionais com terapias complementares como:  Acupuntura: tratamento da medicina tradicional chinesa que utiliza finas agulhas para promover estímulos em pontos meridianos que atuam no sistema nervoso central; Aromaterapia: promove benefícios para a saúde e bem-estar do cachorro ou gato a partir das propriedades medicinais de substâncias químicas sintetizadas pelas plantas (óleos essenciais); Cromoterapia: utiliza a cor das luzes do espectro solar para promover o bem-estar; Fitoterapia: tratamento realizado com o uso de plantas medicinais; Homeopatia: terapia baseada na diluição de substâncias oriundas dos reinos animal, vegetal ou mineral; Osteopatia: envolve a avaliação e tratamento de disfunções motoras que levam a problemas de saúde e afetam a qualidade de vida; Ozonioterapia: uso do gás de ozônio que tem diversos efeitos no organismo, como: fortalecimento do sistema imunológico, efeito analgésico e antiinflamatório, antimicrobiano, melhora oxigenação tecidual, cicatrizante,  anti neoplásico, entre outros, sendo indicado para diversas doenças; Quiropraxia: é uma terapia manual direcionada para o ajuste de vértebras, extremidades e suturas craniais dos cães ou gatos; Reiki: é uma terapia energética realizada para alinhamento dos chakras por meio da imposição das mãos; Terapia Cannabica: tratamento realizado com o uso de óleos de Cannabis, Indicado para diversas doenças como: epilepsia, câncer, dor crônica, entre outras.  Prevenção A integratividade dos conhecimentos e técnicas da medicina convencional ou das práticas integrativas permite promover e manter a saúde e a qualidade de vida dos cães e gatos, realizando a prevenção e o tratamento de doenças.  Importante frisar que para os cachorros e gatos, é fundamental que eles manifestem sua natureza e instinto livremente, além disso, manter uma relação harmoniosa com os tutores também faz parte dos conceitos da medicina integrada. Todos esses cuidados da medicina integrativa, apesar de apresentarem muitas similaridades com o que temos na medicina humana, só podem ser exercidos ou realizados por veterinários capacitados para sua prática. Se interessou pela Medicina Veterinária Integrativa? A Inova conta com uma equipe de veterinárias especializada nas terapias integrativas. Agende uma avaliação para o seu pet!