Apesar de popularmente ser conhecida como lágrima ácida, é importante dizer que essa alteração não possui relação com o PH da lágrima.
A lágrima ácida em cachorro é um problema ocular que pode afetar muitas raças, porém, é mais comum que ocorra entre cães menores, como maltês, spitz e chihuahua.
As raças braquicefálicas, isto é, as de focinho curto, também costumam sofrer mais com este problema, por uma questão anatômica, já que apresenta os ductos nasolacrimais mais tortuosos, o que causa sua obstrução e, por consequência, a lágrima ácida.
Apesar de não ser uma doença, é necessário que os tutores fiquem atentos à condição e procurem ajuda médica para tratar, porque a região condiciona a proliferação de bactérias, além de causar coceiras. Esses fatores podem levar à formação de feridas e até inflamações nas pálpebras.
Por isso, ao perceber que seu cachorro está com lágrima ácida, você deve agendar uma consulta com um médico veterinário especializado, para tratar seu pet adequadamente.
Se você quer saber como acabar com a lágrima ácida em cachorro, como identificar, como limpar e quais são todos os riscos para seu companheiro, continue acompanhando este post.
O que são lágrimas ácidas de cachorro?
O nome correto para lágrima ácida é cromodacriorreia, que são as manchas amarronzadas ao redor ou no canto dos olhos dos cães.
Ao contrário do que o nome pode indicar, essa lágrima não é ácida e não tem o poder de ferir o pet, já que permanece alcalina na maioria dos casos, com pH em torno de 7,5.
O que pode causar complicações, na verdade, é a presença da umidade por tempo prolongado em contato com a pele do cachorro, como você vai entender neste texto.
Como a lágrima ácida se forma?
No início do texto, falamos que algumas raças de cachorro têm predisposição à cromodacriorreia. Isso acontece devido aos ductos nasolacrimais que são mais tortuosos que, por consequência, causam sua obstrução.
A lágrima ácida pode surgir a partir de uma agenesia, que é uma má formação de alguma estrutura da região, como nas glândulas lacrimais, além de alterações na conformação das pálpebras, presença de cílios fora da posição e entre outros fatores.
Cachorros que têm tendência a apresentar irritação nas pálpebras também podem formar a lágrima ácida com mais facilidade.
Enfim, esses fatores fazem o pet lacrimejar de forma excessiva, já que as lágrimas não estão sendo drenadas pelos ductos eficientemente. Por isso, escorrem pelos olhos dos cachorros.
O local adquire a cor amarronzada devido à oxidação da lágrima, na qual uma substância entra em contato com o ar, que muda temporariamente a coloração dos pelos e da pele.
Você também pode se interessar por:
Quais são os riscos da lágrima ácida para o cachorro?
A lágrima em si não é prejudicial, o problema é o que ela ocasiona para o cão. O lacrimejamento pode deixar a região molhada, assim como o focinho, o que cria condições perfeitas para a proliferação de fungos e bactérias.
Então, além de deixar os cantos amarronzados, também pode provocar mau cheiro e dermatites, que é desagradável tanto para o pet quanto para os tutores.
O cachorro com lágrima ácida pode sentir ainda mais desconforto, já que o local pode apresentar coceira. Caso o pet coce a região excessivamente, pode provocar úlceras oculares, blefarites (inflamação das pálpebras) ou até alguma lesão grave nos olhos.
Leia mais sobre:
Como tratar a lágrima ácida em cachorro?
Para tratar a cromodacriorreia, é necessário que o pet passe por uma avaliação com um veterinário especializado em Oftalmologia.
Em alguns casos, pode ser necessário que o cachorro realize um procedimento para desobstruir os ductos lacrimais. Em outros, pode ser que o especialista prefira optar por uma cirurgia. A escolha depende da causa e da gravidade da condição.
Contudo, já existe outras possibilidades de tratar a lágrima ácida:
Remédio para lágrima ácida em cachorro
Para tratar a cromodacriorreia, é possível utilizar lubrificantes oculares, com uso paralelo de suplementação vitamínica à base de ômega.
O colírio para cachorro com lágrima ácida ajuda a manter os olhos hidratados e a diminuir o desconforto nos olhos, enquanto a suplementação contribui para a saúde ocular, regulando a produção de lágrimas.
Ração para cachorro com lágrima ácida
Não existem estudos científicos que comprovem a melhora da cromodacriorreia, contudo, alguns pacientes apresentam uma melhora significativa ao mudar a alimentação.
Existem rações no mercado, assim como refeições naturais, que dizem que contribuem no controle da produção de lágrimas.
Como limpar lágrima ácida do cachorro?
Para evitar esse problema, o tutor deve limpar o local com frequência, com um produto para lágrima ácida de cachorro, que é específico para o clareamento da região, mas que deve ser indicado apenas pelo médico veterinário especializado.
Essa limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia, com o auxílio de uma gaze. Na sequência, o tutor deve secar bem o local.
Dessa forma, é possível evitar a formação de manchas, de bactérias e de machucados na região.
Outra dica é manter os pelos dessa região bem aparados, para facilitar a limpeza e eliminar mais facilmente qualquer sujeira.
Veja o passo a passo para limpar lágrima ácida em cachorro:
- Lave as mãos com água e sabão, e seque-as bem;
- Umedeça um pedaço gaze ou algodão com o produto;
- Passe o material delicadamente ao redor dos olhos e no local das manchas;
- Após limpar bem um dos olhos, jogue o material fora e utilize uma gaze ou algodão novo para limpar o outro olho.
Como curar lágrima ácida de cachorro?
O ideal é que seu pet realize uma consulta com um veterinário especializado em Oftalmologia, porque o surgimento ou agravamento das lágrimas ácidas pode ser decorrente de problemas oculares.
Não é indicado administrar nenhum remédio sem a orientação de um profissional, pois pode agravar os sinais clínicos ou mascará-los, dificultando o diagnóstico correto.
Aqui na Inova Hospital Veterinário, em Sorocaba, você encontra uma equipe dedicada a cuidar do seu pet, oferecendo o melhor tratamento a ele. Também contamos com uma infraestrutura completa e moderna para receber nossos pacientes da forma mais confortável possível.
Nossas unidades estão localizadas:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Agende uma consulta e conheça nossas instalações!