8 Dicas para tratar queda de pelo em cachorro

Você sabe dizer quando a queda de pelo em cachorro está fora do normal? Há alguns sinais que podem indicar que existe um problema. Além disso, você deve conhecer qual é o grau de normalidade e entender quais são as causas.

A queda de pelos em cachorros é um fato comum ou pode ser um indicativo de alguma doença? Essa é uma pergunta bastante recorrente entre os tutores.

Saiba que, na maioria das vezes, esse é um processo natural, podendo ser completamente normal. Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar a diminuir esse problema.

Neste texto, exploraremos as principais causas, os sinais que demandam atenção e dicas para reduzir a quantidade de pelos soltos pela casa.

Continue conosco para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto!

Queda de pelo em cachorro: quando vira um problema?

A queda de pelo de cachorro costuma ser um processo natural, devido à troca de pelos, que ocorre com maior intensidade em estações como o verão e o inverno.

Ela acontece em todos os cachorros que possuem pelos e se você quer saber quanto tempo dura a queda de pelos dos cachorros, saiba que ela tem uma duração de cerca de um mês, podendo variar.

Portanto, se você notar que a queda é controlada e não vem acompanhada de outros sintomas, não é necessário se preocupar.

Porém, se existe mais de um sintoma, como o seu cachorro com feridas e também queda de pelo, lesões na pele e descamação, é necessário investigar com a ajuda de um médico veterinário. Isso porque pode se tratar de um problema de saúde mais sério, como a dermatite em cachorro ou a doença do carrapato.

As quedas de pelos assimétricas, ou seja, apenas em uma parte específica do corpo (queda de pelo localizada no cachorro), geralmente são causadas por parasitas. Já as quedas simétricas, que acontecem por todo o corpo, costumam ser ocasionadas por problemas hormonais no animal.

De forma geral, as quedas estão relacionadas com micoses, infecções de pele, estresse, sarna e alergias.

Caso seu cão esteja com uma queda de pelo não natural, procure um veterinário o mais rápido possível, pois essa queda pode ser apenas um sintoma de outro problema maior, que precisa ser diagnosticado e tratado.

O que causa queda de pelo em cachorro?

Quem tem um cãozinho sabe que os pelos, geralmente, estão por toda parte, não é mesmo? Mas, nem sempre isso representa um sinal de preocupação.

Confira as causas que levam à queda de pelo em cachorro:

Questões naturais

Assim como nós humanos, o ciclo folicular do cachorro possui três fases: crescimento, manutenção e queda dos pelos.

Então, se você está preocupado com a queda de pelo do cachorro, saiba que, na maioria dos casos, ela está relacionada a fatores fisiológicos, ou seja, é absolutamente normal.

É válido ressaltar que alguns cães soltam mais pelo do que outros, isso porque a raça e o tipo de pelagem influenciam neste aspecto. Os pets de pelagem curta tendem a soltar mais pelo, pois a troca ocorre com frequência, devido ao ciclo capilar curto.

Troca de estações

A pelagem dos nossos amigos de quatro patas se preparam para as estações do ano. No inverno, por exemplo, eles precisam se proteger do frio, dessa forma, os pelos caem para que outros mais densos possam nascer.

Fisiologicamente, a troca de pelo ocorre na primavera, adaptando a pelagem para o verão, e no outono, para que eles passem pelo inverno de uma forma mais confortável. Em vista disso, nesses períodos os pelos pela casa se intensificam.

E quanto tempo dura a queda de pelos dos cachorros? Essa queda mais intensa, devido a troca de estações, pode variar de acordo com a raça, no entanto, normalmente a duração é de aproximadamente um mês.

Dermatite

A dermatite em cachorro é uma patologia que causa inflamação ou infecção na pele do pet, e é provocada por fatores como pulgas e carrapatos, fungos, bactérias, heranças genéticas, alergias, entre outros.

Falta de nutrientes

Os pets podem perder pelos por conta de uma deficiência nutricional, por isso, é pertinente buscar por rações que contenham nutrientes suficientes para uma alimentação adequada e equilibrada.

Nesses casos, o ideal é procurar um médico veterinário que, por sua vez, poderá recomendar rações após um check-up. E, se necessário, suplementar a alimentação com vitamina para queda de pelo em cachorro.

Doenças endócrinas

As doenças hormonais, como o hipotiroidismo, hiperadrenocorticismo, diabetes mellitus e prolactinoma, podem afetar o crescimento dos pelos e deixá-los mais finos.

Diante disso, o pet precisará de acompanhamento com endocrinologista e de tratamento especializado.

Como diminuir a queda de pelo em cachorro?

Se você identificou que a queda de pelo no seu pet é natural, e quer saber o que é bom para queda de pelo de cachorro, separamos algumas dicas para te ajudar a tratar e diminuí-la.

Vale lembrar que essa queda de pelo no cachorro é irreversível, natural, mas você pode tomar alguns cuidados para amenizar a situação, pois pelos espalhados no chão ou em móveis da casa podem causar incômodo.

Portanto, se você quer saber como evitar queda de pelo em cachorro, siga estas dicas:

1- Tosa

Realizar tosas periódicas ajudam a eliminar um pouco do pelo indesejado em excesso.

Só não exagere, como dissemos acima, no inverno os pelos são muito importantes para manter a temperatura do seu pet.

2- Escovação

Escovar seu cãozinho todos os dias também ajuda bastante. O pelo cai próximo de você quando estiver escovando, e já fica fácil identificá-lo e descartá-lo. Além de ser um momento muito prazeroso para muitos cães.

A dica é escovar sempre na direção do pelo, para remover os que estão soltos e mortos e não ser desagradável para seu amiguinho.

3- Higiene

Cuidar da higiene do cachorro é essencial, por isso, recomendamos que dê um banho nele a cada 15 dias, no mínimo, para evitar a umidade corporal em excesso.

Você também pode consultar o veterinário e pedir a indicação de um shampoo para queda de pelo de cachorro, se for o caso.

4- Sol

Cachorros que vivem em apartamentos e/ou não passeiam com frequência são mais propensos a sofrer com queda de pelos.

Então, lembre-se de deixar um cantinho na sua casa ou apartamento para que ele possa pegar um pouco de sol e também levá-lo para passear em horários agradáveis com iluminação solar.

5- Alimentação

Uma das causas da troca de pelo demasiada é a má alimentação do pet. Por isso, a ração deve conter todos os nutrientes necessários para a dieta do seu cachorro.

Um veterinário de confiança poderá recomendar uma ração para queda de pelo cachorro, além de vitamina para queda de pelo de cachorro, se for necessário suplementar.

Como sempre recomendamos, se o seu pet passa regularmente por consultas de rotina, o veterinário terá um histórico do seu pet e também fará orientações de rotina em relação à alimentação nas mais diversas fases da vida do seu pet.

6- Entenda os sinais

Se o seu cachorro está se coçando além do normal, com a pele descamada ou com feridas, analise-o para ver se não está com pulgas ou carrapatos. Caso encontre a presença de ectoparasitas será necessário combater a infestação.

Esta pode ser uma causa para a queda de pelos que pode se transformar em um problema maior futuramente. Portanto, consulte um veterinário o mais rápido possível, já que ele saberá tratar o problema e saberá indicar um remédio para queda de pelo de cachorro, se for o caso.

7- Passeios

A atividade física é muito importante para o pet, ela ajuda a manter o equilíbrio no peso, reduz o risco de doenças, que podem causar a queda de pelo no cachorro anormal, e aumenta a imunidade.

Mas, é importante ter atenção com os dias ensolarados, porque o asfalto quente pode provocar feridas nas patinhas, entre outros danos. Dessa forma, é recomendado passeios pela manhã, antes das 9h, ou a partir das 18h.

8- Faça check ups periódicos

Não se esqueça das consultas periódicas ao veterinário!

E olha, não vale consultá-lo somente diante de um problema, viu? Os check-ups servem para prevenir muitos problemas e trazer qualidade de vida para o seu amiguinho!

Também vale lembrar da importância de manter os remédios de pulgas e carrapatos em dia, já que esse é um dos problemas que podem causar a queda de pelo do cachorro.

Ah, e vamos reforçar mais uma orientação, não procure na internet por remédios caseiros para parar a queda de pelo, algumas misturas podem ser tóxicas e prejudicar a saúde do seu cachorro. Temos certeza de que não é isso que você quer, não é mesmo?!

Diante de qualquer sinal de mudança, conte com nossos especialistas para cuidarem do seu pet da melhor maneira!

Leia mais: câncer em cachorro tem cura?

Queda de pelo em cachorro: sinais de que algo está fora do normal

É importante se atentar se essa troca fisiológica está vindo acompanhada de alguns sintomas, entre eles:

Queda de pelo em cachorro: sinais de que algo está fora do normal Queda de pelo localizada: o cachorro pode ter sido infectado por algum parasita; Pelos secos ou sem brilho; Coceiras excessivas e descamações; Cachorro com feridas e queda de pelo.

Estes sinais indicam que algo está fora da normalidade, portanto, se seu cãozinho estiver com algum desses sintomas, é importante procurar o mais rápido possível o médico veterinário, e em alguns casos, o recomendado é ir em um veterinário 24h.

Tratamento

Não é recomendado dar remédio para queda de pelo de cachorro por conta própria! É importante que ele seja analisado pelo médico veterinário e, se necessário, realize alguns exames, e somente após a identificação do que está causando o problema, o tratamento poderá ser indicado.