Para que o novo integrante da família fique protegido contra diversas doenças, é necessário seguir tabela de vermifugação de filhotes.
Os vermes podem causar diversos problemas de saúde, como diarreia, vômitos, perda de peso, anemia, entre outros.
Alguns tipos de vermes podem ser transmitidos de animais para humanos, especialmente crianças, mas existem várias formas de transmissão, que variam de acordo com a espécie e do ciclo de vida do parasita.
E seguir a tabela de vermifugação para filhotes evita que sejam contaminados e sofram com as consequências das infecções parasitárias.
Acompanhe este texto para saber como proteger seu pet contra as verminoses.
Tabela de vermífugo para filhotes
Os gatos devem iniciar o protocolo de vermifugação entre 30 e 45 dias de vida. A dosagem varia de acordo com o vermífugo e o peso do filhote.
Cachorros, por sua vez, devem receber a 1ª dose logo nos primeiros 15 dias de vida.
A maioria das marcas de vermífugo recomenda que o pet receba uma segunda dose após 15 dias.
Durante os meses seguintes, é possível seguir com o protocolo de vermifugação de 3 formas diferentes:
- Reforço mensal até 6 meses de vida;
- Reforço quinzenal até 6 meses de vida
- Reforço trimestral até que o pet complete 1 ano de idade.
Em todos os casos, é necessário seguir com a vermifugação de 3 em 3 meses após o pet completar 1 ano de vida, ou seguir as orientações do seu veterinário.
É importante ficar atento quanto ao tipo de vermífugo utilizado, pois existem marcas que são específicas para cães e gatos. Contudo, a maioria pode ser utilizada para ambas as espécies.
Se ele não tiver muito contato com a rua ou com outros pets, é possível administrar o vermífugo com uma frequência menor entre as doses.
Outro fator que pode interferir no protocolo de vermifugação é se o pet apresenta condições preexistentes desfavoráveis à medicação, como doenças autoimunes ou sensibilidade gástrica ao vermífugo.
Nesses casos, é possível vermifugar o filhote a cada 6 meses.
Você também pode se interessar por:
Cinomose canina: entenda essa doença, como prevenir e tratar
Cuidados com a vermifugação de filhotes
Antes e após vermifugar seu filhote, é necessário observar a quantidade de vermes que é eliminada nas fezes ou se apresenta dificuldade em evacuar.
Esses casos podem indicar que existe uma obstrução intestinal, pela quantidade de vermes. Assim sendo, é necessário levá-lo ao veterinário para realizar exames e confirmar o diagnóstico, além de seguir com o tratamento mais adequado.
Geralmente, recomenda-se o uso de laxantes para facilitar a eliminação dos vermes, mas, em casos mais graves, é necessário fazer uma intervenção cirúrgica para removê-los.
Além disso, é importante ressaltar que o vermífugo é um tratamento corretivo, e não preventivo. O tutor também deve ter ciência de que o pet está suscetível às verminoses caso entre em contato com os ovos.
Por isso, se não houver recomendação do seu veterinário, não deve-se fazer seguir com a vermifugação fora do programado.
A vermifugação inadequada pode causar diversos problemas à saúde dos filhotes, como desnutrição, desidratação, anemia e até mesmo levá-lo a óbito.
Leia mais sobre:
Verme em cachorro: tudo o que você precisa saber
Vermífugo para gatos: 6 riscos que a mediação evita e você não sabia
Formas de transmissão de parasitas
Mesmo que o cãozinho ou o gatinho não tenham contato direto com a rua, ovos de parasitas podem ser levados para dentro de casa, por meio de calçados e roupas, por exemplo.
Insetos e roedores que circulam no ambiente podem carregar e transmitir parasitoses. Plantas, alimentos e água contaminada também podem conter ovos ou larvas de parasitas e infectar os pets.
Outra forma é a transmissão vertical dos parasitas, isto é, quando são transmitidos de mãe para os filhotes durante a gestação ou a amamentação.
Também é importante que os tutores fiquem atentos ao receber visitas que tenham pets ou a visita direta de outros pets em casa, porque também podem carregar ovos ou larvas de parasita.
Quais são as verminoses tratadas pelos vermífugos?
Os vermífugos são utilizados para tratar diferentes tipos de verminoses, causadas por vermes e protozoários, que podem acometer cães e gatos, especialmente filhotes.
Algumas das principais verminoses tratadas pelos vermífugos incluem:
- Giardíase: causada pelo protozoário Giardia duodenalis. Provoca diarreia, perda de peso e má absorção de nutrientes.
- Toxocaríase: causada pelas larvas migratórias do parasita Toxocara canis (cães) ou Toxocara cati (gatos). Pode afetar causar lesões no olhos, cegueira, febre, tosse, dor abdominal e pneumonia.
- Isosporose: causada pelo protozoário Isospora belli ou Cystoisospora belli. Provoca diarreia, vômitos, anorexia, desidratação e até insuficiência renal.
- Ancilostomíase: causada pelos parasitas Ancylostoma duodenale ou Necator americanus. Leva a quadros de anemia, emagrecimento, diarreia sanguinolenta e fraqueza.
- Dipilidiose: causada pelo cestódeo Dipylidium caninum. Provoca irritação intestinal, perda de apetite e má absorção de nutrientes.
- Tricuríase: causada pelo nematódeo Trichuris vulpis (cães) ou Trichuris felis (gatos). Pode causar diarreia, prolapso retal, anemia e emagrecimento.
Leia mais sobre: Giárdia canina: sintomas do contágio e como tratar.
Como é feito o diagnóstico de verminoses?
Em primeiro lugar, o tutor pode observar se o seu cãozinho ou gatinho apresenta alguns dos sintomas acima.
Depois, deve levá-lo para o veterinário, para realizar exames de fezes, como o coproparasitológico, para confirmar a suspeita.
Conheça a Inova Veterinária
Na Inova Hospital Veterinário 24h, você encontra uma estrutura completa para cuidar do seu pet, com uma equipe de profissionais dedicados e apaixonados pelo que fazem.
Todos os pacientes são tratados de forma humanizada, para que se sintam seguros e acolhidos.
Com uma abordagem integral, a Inova Veterinária cuida de todo o bem-estar do seu companheiro.
Temos duas unidades em Sorocaba para atendimento:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Agende uma consulta agora!