Silvestres | Inova Veterinária

Silvestres

A medicina de animais selvagens que inclui os animais exóticos e silvestres é uma especialidade da medicina veterinária que trata as aves, repteis, roedores, coelhos, primatas, furões, mini pigs e outros mamíferos exótico e silvestres.

Diferente dos pets tradicionais, os selvagens (exóticos e silvestres) tendem a ocultar sinais de doenças em função de seu instinto de sobrevivência, pois eles não passaram pelo mesmo processo de domesticação dos cães e gatos. Na natureza, ao demonstrar qualquer indisposição ou sinal de doença, podem ser expulsos de seu grupo e até mesmo tornarem-se alvos de predadores. Decorrente a isso é de extrema importância  que o atendimento do seu pet exótico ou silvestre seja realizada pelo médico veterinário especialista, pois ele conhece as necessidades biológicas especifica de cada espécie, conseguindo  diagnosticar  e tratar a enfermidade do seu animal de forma rápida e precisa.

Quando consultar um médico veterinário especialista de animais selvagens:

– Sempre que adquirir um pet exótico ou silvestre para orientações sobre as necessidades biológicas da espécie, comportamentos  e cuidados específicos que seu pet necessita como alimentos, recintos, brinquedos, vacinas e vermífugos.

– Lembrando que 70% dos atendimentos clínicos desses animais estão relacionados a erros de manejo como alimentação e ambiente errôneo, que provocam doenças e podem levar a morte de seu animal. (não sei se pode colocar isso).

– Anualmente para um check up onde será analisado o peso, o escore corporal, as cavidades naturais, os olhos, os tegumentos (pelos, penas ou escamas, dependendo da espécie), avaliação dos excrementos, dos parâmetros biológicos , da dieta oferecida ao animal, do ambiente em que o animal vive, realizações de vacinas e vermifugações dependendo da espécie e se necessário a coleta e realização de exames complementares como sangue, fezes, urina, RX e ultrassom.

– Sempre que seu animal apresentar mudanças de comportamento, sinais de apatia, alterações das fezes ou urinas, perda de peso, diminuição do apetite, alteração das penas ou pelos, crescimento de bicos, unhas e dentes. Lembrando o atendimento imediato é de fundamental importância.

– Realizações de exames para saber se seu pet é portador de alguma zoonoses que possa ser transmitida a algum membro de sua família.

– Realizações de procedimentos como castrações, correções dentárias, cortes de unhas,  asas e desgaste de bicos.

Aqui na Inova oferecemos um serviço de atendimento clínico, medicina preventiva, vacinações, vermifugamentos, cirurgias, correções dentárias para coelhos e roedores, diagnóstico por imagens (raio X e ultrassom), exames laboratoriais (sangue, urina e fezes) e um serviço de internação caso seu pet selvagem necessite!

Dra. Telma Renata Pires Fernanda – CRMV-SP: 21.855