Assim como ocorre para os humanos, a fisioterapia em cães é uma das especialidades que mais garantem uma boa qualidade de vida para os pets.
É indicada para alívio de dores articulares e musculares, que vão se tornando cada vez mais comuns à medida que os cães vão ficando mais velhos.
Leia o texto abaixo e entenda tudo sobre a fisioterapia canina!
O que é fisioterapia para cães e quando ela é indicada?
Nós humanos fazemos fisioterapia quando sentimos alguma dor nas articulações, em músculos ou quando sofremos algum trauma. Com os cachorros, não é diferente.
A fisioterapia para cães é uma técnica que vem ganhando cada vez mais força no mundo veterinário por auxiliar na diminuição das dores dos animais.
É indicada por um veterinário após a realização de um exame clínico, quando é constatado que o pet sofre com algum problema ortopédico, como fratura em pata, por exemplo; ou por alguma disfunção neurológica, sendo necessária para auxiliar o cão a voltar a andar após sofrer traumas na coluna, hérnias de disco, etc.
Confira mais algumas situações em que a fisioterapia para cachorro é indicada:
- Para o tratamento de patologias articulares como displasia coxofemoral;
- Para auxiliar no pós-operatório de procedimentos ortopédicos e neurocirúrgicos;
- Para casos de obesidade canina, para auxiliar na perda de peso e problemas futuros na locomoção;
- Para pets que tem dificuldade de consolidação óssea após sofrer uma fratura;
- Para melhorar a qualidade física de cães com idades mais avançadas;
- Para auxiliar no tratamento da tendinite canina;
- Para auxiliar na recuperação pós-cirúrgica de ruptura de ligamento em cães, etc.
Entenda a importância da fisioterapia em cães
Como você viu anteriormente, fraturas, acidentes, amputações, sequelas de patologias ou doenças neurológicas são problemas que podem afetar a locomoção dos cachorros.
Para esses casos, a fisioterapia canina estuda o movimento e usa de técnicas para tratar os pets.
Os exercícios de fisioterapia para cães ajudam a diminuir inflamações, reduzir atrofias nos músculos, tendões, ligamentos e cartilagens, além de melhorar o sistema cardiovascular do pet, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Como fazer fisioterapia em cães: conheça as técnicas
Assim como acontece com os seres humanos, são diversas as frentes em que a fisioterapia em cães trabalha. Conheça as principais:
1- Massoterapia: muito utilizada na fisioterapia em cães idosos, o veterinário trata uma região em que o pet sente dor por meio da massagem.
2- Ultrassom: é usado um aparelho de ultrassonografia que alivia inflamações e auxilia na regeneração de tecidos musculares. É usada, regularmente, na fisioterapia para cães com hérnia de disco que acabam de passar por um procedimento cirúrgico.
3- Hidroterapia: técnica que realiza exercícios físicos na água, através da esteira aquática. É muito indicada em casos de cães obesos, uma vez que a água reduz o impacto e sobrecarga nas articulações.
4- Eletroterapia: são utilizadas correntes elétricas para aliviar dores e reforçar a musculatura do pet.
5- Laserterapia: é indicada na fisioterapia em cães que trata feridas. Regenera tecidos e auxilia no processo de cicatrização.
6- Cinesioterapia: são praticados exercícios de fisioterapia em cães com o auxílio de materiais como cones e bolas. Indicado para reabilitação pets após fraturas e patologias neurológicas.
7- Entre muitas outras técnicas e ferramentas.
Escolha um bom fisioterapeuta para cães
Durante os tratamentos de fisioterapia em cães, um dos maiores desafios é fazer com que o pet tenha confiança para fazer os movimentos, levando em consideração que, muitas vezes, os exercícios podem causar dor e desconforto.
A função de um bom veterinário fisioterapeuta canino é transmitir tranquilidade para o animal, fazendo com que ele, lentamente, consiga fazer o tratamento de forma completa.
Não se espante se o pet sentir dor no início da fisioterapia para cachorro. É muito comum que esse desconforto apareça, já que é o começo do tratamento da patologia. Por isso, o profissional escolhido deve ser qualificado para entender o limite do animal, evitando ao máximo que ele sofra durante o processo.
Em alguns casos, pode ser necessário também a prescrição de anti-inflamatórios e analgésicos para auxílio do conforto do pet.
Deixe a Inova te ajudar!
Seu cão está sentindo dores ao andar ou correr? Não perca tempo e traga-o para fazer uma avaliação aqui na Inova.
É importante que, caso ele tenha alguma patologia, o tratamento seja iniciado o quanto antes!
Leia também: