A Ceratite Ulcerativa, popularmente conhecida como úlcera de córnea em cães, é uma doença que vem se tornando muito comum, principalmente em pets de pequeno porte.
Se você desconfia que seu amiguinho de quatro patas está com a doença e quer saber como tratar a úlcera de córnea em cães, acompanhe o texto.
Úlcera de córnea em cães: o que é?
A úlcera é qualquer ferida que acomete tecidos do corpo (como pele, estômago, etc). Sendo, a úlcera no olho uma lesão que leva a inflamação da córnea.
Essa doença é muito comum, e pode ser dividida em superficial ou profunda. A úlcera de córnea profunda em cães é mais perigosa pois, se não tratada, pode levar a cegueira no pet.
Também é válido lembrar que muitas úlceras superficiais acabam se tornando profundas, já que os cães tendem a coçar a região, podendo machucar ainda mais o local ou levar a uma infecção secundária. Por isso, é importante ter muito cuidado com a progressão da doença.
Úlcera de córnea em cães: shih tzu
As causas de úlcera de córnea em cães podem ser diversas:
- Como trauma no local;
- Infecções oculares;
- Contato com substâncias químicas (exemplo: produtos de limpeza);
- Deficiência lacrimal;
- Cílios ou pêlos virados para dentro da pálpebra (Entrópio, distiquíase ou cílios ectópicos);
- Doenças pré-existentes na córnea, entre outros.
Porém, é certo que os cães de olhos “saltados”, como o shih tzu, são os que mais sofrem com a doença.
Por terem os olhos mais expostos, o trauma acaba acontecendo mais facilmente, resultando na úlcera de córnea em cães.
Úlcera de córnea em cães: sintomas
Antes de saber como curar úlcera de córnea em cães, é necessário verificar se o pet realmente tem a doença.
Para isso, além de realizar um teste de úlcera de córnea em cães no veterinário, alguns sintomas também podem ser observados.
Diferente de outras doenças, que os sintomas podem ser cachorro com febre ou cachorro com tosse, a úlcera de córnea em cães causa:
Notando algum desses sintomas, leve o seu pet ao veterinário o mais rápido possível, para dar início a um tratamento úlcera de córnea em cães.
Úlcera de córnea: tratamento em cães
A úlcera de córnea em cães tem tratamento, e deve ser feito o quanto antes possível, para não causar nenhum dano à visão do pet.
Úlcera de córnea em cães: como tratar
Esqueça o remédio caseiro para úlcera de córnea em cães. Somente um veterinário especializado saberá como tratar, indicando o melhor colírio, pomada ou outro tratamento para úlcera de córnea em cães. Vale lembrar, mais uma vez, que medicar o seu pet sem a indicação de um especialista pode piorar a situação.
Úlcera de córnea em cães: colírio
Para o tratamento, geralmente será prescrito um colírio para úlcera de córnea em cães, além do uso do colar elizabetano (ou colar cirúrgico) para evitar que o pet coce e machuque ainda mais a região.
Siga sempre a prescrição médica para que o problema não evolua e possa deixar seu pet cego. .
Cirurgia de úlcera de córnea em cães: valor
Em casos mais sérios, o colírio com antibiótico para úlcera de córnea em cães não basta, tendo que recorrer a cirurgia de úlcera de córnea em cães. Feito o procedimento, é necessário um acompanhamento veterinário pós cirúrgico com retornos de consulta e empenho dos tutores em cumprir corretamente a prescrição. Seguindo as orientações a úlcera de córnea deve cicatrizar.
O preço varia de acordo com a seriedade do caso, exames e remédios a serem utilizados após a cirurgia.
Seu pet está precisando de atendimento oftalmológico? Conte com a ajuda do time de especialistas da Inova! Entre em contato conosco hoje mesmo!
Leia também: Câncer em cachorro tem cura?