Se o mais novo membro da família é um felino, você precisa conhecer quais são as vacinas para gatos filhotes. Afinal, é muito importante garantir a saúde do seu amigo desde cedo para que tenha uma vida saudável, confortável e muito feliz.
Mas o gatinho deve atingir uma idade adequada para ser vacinado, além de receber algumas doses de reforço anual, para que ele não tenha nenhuma complicação ou fique exposto a alguma doença.
Então, neste artigo, você vai aprender quais vacinas dar para gato filhote, preço, cronograma, possíveis efeitos colaterais e cuidados gerais, para seu amiguinho se manter sempre saudável. Afinal, queremos apenas o melhor para eles, certo!?
Quais as vacinas para gatos filhotes?
As vacinas para gato filhote são a antirrábica e a polivalente (ou vacinas múltiplas), que pode possuir 3 formulações diferentes:
- V3 (tripla, tríplice ou trivalente);
- V4 (quádrupla);
- V5 (quíntupla).
Essas vacinas são projetadas para proteger os felinos contra diversas doenças virais e bacterianas, que podem afetá-los em seus primeiros meses de vida.
Entenda melhor sobre cada vacina para filhote de gato:
Vacina V3
A vacina trivalente serve para proteger seu gatinho contra doenças respiratórias causadas por vírus e que causam sintomas gripais. São elas: rinotraqueíte felina, causada pelo herpesvirus felino (HVF-1), e calicivirose felina, causada pelo calicivírus felino (FCV)
Além destas, a vacina para gato filhote também protege o bichano contra a panleucopenia felina, conhecida como parvovirose dos gatos, uma doença viral e contagiosa que causa danos ao sistema digestivo e sanguíneo.
Vacina V4
Além de oferecer a mesma proteção que a V3, também protege gatos filhotes contra a clamidiose felina. Esta, por sua vez, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Chlamydia Felis, por isso também é conhecida como clamídia, que afeta os olhos dos gatos.
O que a torna ainda mais perigosa é que também é uma doença que pode infectar seres humanos.
Vacina V5
Dentre as vacinas citadas, a V5 é a vacina para gatos filhotes mais completa de todas, porque além de proteger o gatinho contra todas as doenças que você viu anteriormente, também o protege contra a contra a FeLV (leucemia felina).
A FeLV produz sintomas parecidos com a leucemia humana, contudo, ao contrário dela, a leucemia viral felina é extremamente contagiosa. Dessa forma, ela é transmitida por outros gatinhos infectados por meio de secreções e fluídos corporais.
E quanto à FIV, conhecida como a AIDS felinas? Atualmente, não existe vacina para esta doença. Por isso, é muito importante que seu gatinho não tenha acesso à rua e não compartilhe seus brinquedos e acessórios com outros gatos que não foram testados ou que têm acesso à rua.
Vacina antirrábica
A antirrábica também está entre as vacinas para filhotes de gatos, pois serve para proteger os felinos contra a raiva. Aliás, além de ser contagiosa entre animais, também pode contaminar humanos.
Leia mais:
Doença de gato: quais você precisa conhecer?
Qual a diferença entre vacinas para gatos filhotes e adultos?
Gatos filhotes passam por um processo chamado primovacinação, recebendo doses múltiplas e antirrábica com intervalos específicos.
Para gatos adultos, a vacinação é um reforço anual, consistindo em uma dose de múltipla e uma de antirrábica. Contudo, se o gato adulto não recebeu a primovacinação ou se a vacina de reforço estiver atrasada, pode ser necessário um dose adicional.
Cronograma de vacinação para gatos filhotes
O ideal é que o gatinho inicie o protocolo vacinal quando tiver entre 6 e 8 semanas de vida. A polivalente é a primeira vacina para gato filhote que deve ser aplicada, ministrada entre 3 ou 2 doses.
Já a vacina antirrábica deve ser aplicada logo em seguida ao fim das aplicações da vacina polivalente.
Veja abaixo como deve ser o cronograma de vacinação de gatos:
Lembre-se que é necessário reforçar as doses anualmente para que seu gatinho continue protegido contra as doenças. Afinal, o sistema imunológico deve receber um estímulo periódico para reconhecer as doenças e impedir que se desenvolvam.
Por isso, é muito importante que você cumpra com o cronograma e não deixe o bichano vulnerável ao atrasar as vacinas.
Mas não se preocupe, um veterinário te indicará como será o cronograma de doses e o intervalo de tempo entre cada uma delas.
Veja também:
Quais são os cuidados e os riscos da vacinação?
O gatinho deve receber uma alimentação de qualidade, evitar o acesso à rua, programar visitas veterinárias anuais e usar antiparasitários e vermífugos para gatos.
Apesar de todo cuidado, é possível que o felino apresente alguns efeitos colaterais, como inchaço e dor no local da aplicação, febre e sonolência. Em casos raros, o gatinho pode mancar temporariamente, pelo incômodo que a aplicação das vacinas pode gerar no local.
Fique atento!
Logo após as vacinas é comum que se forme uma reação inflamatória no local da aplicação, como uma “bolinha” na pele. Caso a sua resposta seja “SIM” para uma ou mais das perguntas a seguir, o seu veterinário deverá ser consultado:
(1) Crescimento: Após os 30 dias da vacina, o inchaço está aumentando?
(2) Tamanho: Desconsiderando o tempo de aplicação, o inchaço passou de 2 cm?
(3) Tempo: Após 3 meses da vacina, ainda existe algum inchaço no local da aplicação?
Além disso, não recomenda-se que gatos doentes tomem a sequência de vacinas se estiverem com infecções ou recuperação pós-cirúrgica. Nesses casos específicos, é melhor adiar as vacinas para gatos filhotes, sob a orientação do médico veterinário.
O protocolo vacinal para gatos filhotes leva em consideração o histórico clínico, laboratorial e o estilo de vida do felino. Gatos com condições específicas podem exigir um cuidado personalizado, adaptando o plano vacinal de acordo com suas necessidades.
Você também pode se interessar por:
Vacina para gato filhote: valor não é padronizado
Se você quer saber quanto é a vacina para gatos filhotes, o preço não é padronizado, o valor pode variar de região para região.
Veja abaixo a faixa de preço de cada uma das vacinas para gatos filhotes:
Conheça a Inova Hospital Veterinário 24h
A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes e transmitir segurança aos tutores. Portanto, oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores.
Nossas unidades contam com profissionais especializados como Medicina Felina para atender as necessidades do seu pet, desde uma consulta de rotina, a casos mais graves como a FeLV.
Seu pet apresentou algum sintoma ou sinal de que algo não está bem? Não importa a hora, procure o plantão veterinário 24h da Inova Hospital Veterinário.
Nossas unidades estão localizadas:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Conte sempre com a Inova para cuidar do seu amigo quando ele mais precisar. Agende uma consulta e venha nos visitar!