Há vários motivos que podem deixar o cachorro com olho vermelho. Por isso, é necessário investigar profundamente as possíveis causas, para saber se a condição pode ser perigosa à saúde do pet ou se é apenas passageira.
Várias doenças oftalmológicas podem apresentar esse sintoma que, se não forem tratadas, podem levar à cegueira, mas também é possível que os olhos vermelhos sejam indícios de outra alteração no organismo.
Para cuidar do seu pet com os cuidados que ele merece, se notar qualquer sinal diferente, você deve levá-lo a um médico veterinário especializado em oftalmologia, para obter um diagnóstico mais preciso e o tratamento mais adequado à sua condição.
Então, para você não ficar com dúvidas sobre o assunto, confira neste texto o que pode ser cachorro com olhos vermelhos, como tratar e quais cuidados você deve ter com seu pet.
Boa leitura!
Meu cachorro está com olho vermelho: 8 possíveis causas
Há várias possíveis causas para o cachorro ficar com o olho vermelho.
1. Irritação nos olhos
A primeira delas, e a menos preocupante, é que pode ser apenas uma leve irritação, por causa de poeira, ar seco, vento, ar-condicionado ou poluição. Contudo, a vermelhidão, nesses casos, não costuma durar mais de um dia.
Se os sintomas perdurarem, pode significar outra condição mais grave.
Condições oftalmológicas que causam olhos vermelhos
2. Úlceras
Úlceras de córnea em cães são lesões que ocorrem na córnea, devido a alterações ciliares, alteração na conformação das pálpebras, olho seco, e trauma
3. Uveíte
Inflamação que acontece nos olhos, na área da úvea, que é bem vascularizada, por isso causa a vermelhidão.
Ela pode ocorrer por causa de doenças sistêmicas como a doença do carrapato, mas também por causa de doenças preexistentes oculares, como úlceras de córnea, ou catarata.
4. Glaucoma
O glaucoma é o aumento da pressão dentro do olho que costuma acometer os pets, principalmente os cachorros.
Esse problema ocorre quando há falha de drenagem do humor aquoso. O olho vermelho em cachorro é um dos principais sintomas para identificar a condição.
5. Ceratoconjuntivite seca (CCS)
A ceratoconjuntivite seca é uma doença que causa inflamação ocular devido a falta de lágrima ou desequilíbrio da qualidade lacrimal. É uma condição que pode ser grave, inclusive, desenvolver úlcera de córnea.
6. Conjuntivite
Conjuntivite em cachorro não é uma doença grave, contudo, pode gerar muito desconforto para seu pet. Ela afeta a conjuntiva dos olhos, que recobre a esclera (parte branca dos olhos), causando uma inflamação.
Outros doenças que causam vermelhidão nos olhos em cães
7. Cinomose e a leishmaniose
A cinomose é uma doença viral que pode causar olho vermelho e muita secreção ocular, além de outros sintomas, como dificuldade em respirar, catarro, diarreias, vômitos e até convulsões. Enquanto a leishmaniose é causada por um parasita, que afeta todo o sistema imunológico.
Ambas deixam o cachorro com o olho vermelho e remelando.
Veja aqui o que pode ser cachorro vomitando.
8. Doença do carrapato
A doença do carrapato não tem origem oftalmológica, contudo, pode afetar a conjuntiva e a úvea, deixando o cachorro com olho vermelho. O carrapato causa uma infecção grave na corrente sanguínea, atacando os glóbulos vermelhos.
Há 3 tipos de doença do carrapato que podem acometer seu companheiro: Babesiose (protozoário Babesia Canis), Anaplasmose (bactéria Anaplasma Platys) e Erliquiose (bactéria Erlichia Canis).
Todas elas são transmitidas pelo carrapato marrom e podem levar seu pet a óbito, caso a doença não seja devidamente tratada.
Quais são os riscos do cachorro com os olhos vermelhos?
Se as condições mencionadas não receberem o devido tratamento, a saúde do seu companheiro estará em perigo, podendo resultar em consequências irreversíveis.
Causas de base sistêmica como: cinomose, leishmaniose e erliquiose, por exemplo, podem levar o cachorro a óbito. Já as infecções que acometem os tecidos dos olhos podem causar cegueira, se não forem tratadas rapidamente e adequadamente.
Então, para descartá-las, você precisa passar pela consulta primeiro com o especialista que, dependendo do diagnóstico, encaminhará ou não seu pet para outra especialidade, para tratar a condição em conjunto.
Cachorro com olho vermelho e remelando: o que fazer?
Para limpar os olhos do seu cachorro, para evitar que fique com o olho vermelho por conta das sujeiras, você pode utilizar soro fisiológico e gaze. Também pode lavar a região dos olhos com shampoo Johnson amarelo ou algum produto específico para as pálpebras.
Como cuidar de cachorro com olho vermelho? Conheça a Inova Hospital Veterinário!
Para obter um diagnóstico correto, seu pet deve passar por uma consulta com um veterinário especializado em oftalmologia para cachorros.
O profissional indicará o melhor tratamento frente ao diagnóstico correto.
E se o cachorro com o olho vermelho apresentar outros sintomas, como secreção ou ramela, mudança de cor dos olhos, dificuldade de enxergar ou dor, a ida ao veterinário é indispensável, pois indica que há um problema mais grave.
Aqui na Inova Hospital Veterinário 24h, você encontra uma equipe de veterinários em Sorocaba altamente qualificada, com diferentes especializações para atender seu pet de forma completa.
Nossa infraestrutura é moderna, com ambientes preparados para receber você e seu companheiro com conforto e segurança.
Nossas unidades estão localizadas:
Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades
Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades
Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Agende uma consulta e conheça nossas instalações!