fbpx Ir para o conteúdo
  • (15) 3333-2300
  • (15) 3333-2300

Hospital Veterinário 24h

Resultados de Exames
  • A Inova
  • Vets
  • Hemocentro
  • Serviços
  • Especialidades
  • Blog
  • Depoimentos
  • Contato
Menu
  • A Inova
  • Vets
  • Hemocentro
  • Serviços
  • Especialidades
  • Blog
  • Depoimentos
  • Contato
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cachorro com olho vermelho: 8 possíveis causas

  • abril 26, 2024
  • 10:00
Cachorro com olho vermelho sendo mostrado de perto.

Há vários motivos que podem deixar o cachorro com olho vermelho. Por isso, é necessário investigar profundamente as possíveis causas, para saber se a condição pode ser perigosa à saúde do pet ou se é apenas passageira.

Várias doenças oftalmológicas podem apresentar esse sintoma que, se não forem tratadas, podem levar à cegueira, mas também é possível que os olhos vermelhos sejam indícios de outra alteração no organismo.

Para cuidar do seu pet com os cuidados que ele merece, se notar qualquer sinal diferente, você deve levá-lo a um médico veterinário especializado em oftalmologia, para obter um diagnóstico mais preciso e o tratamento mais adequado à sua condição.

Então, para você não ficar com dúvidas sobre o assunto, confira neste texto o que pode ser cachorro com olhos vermelhos, como tratar e quais cuidados você deve ter com seu pet.

Boa leitura!

Meu cachorro está com olho vermelho: 8 possíveis causas

Há várias possíveis causas para o cachorro ficar com o olho vermelho.

O que pode ser cachorro com olhos vermelhos?
Irritação nos olhos: poeira, ar seco, vento, ar-condicionado e poluição.
Úlceras de córnea: lesões na camada externa da córnea.
Uveíte: inflamação na área da úvea, por causa de lesões, infecções ou condições preexistentes.
Glaucoma: aumento da pressão ocular.
Ceratoconjuntivite seca (CCS): doença que resseca os olhos, a processo inflamatório, podem ter complicações como úlcera de córnea
Conjuntivite: inflamação da conjuntiva.
Cinomose e Leishmaniose: doenças que causam conjuntivite como sintoma secundário.
Doença do carrapato: impacta na conjuntiva, causando uma grave infecção na corrente sanguínea.

1. Irritação nos olhos

A primeira delas, e a menos preocupante, é que pode ser apenas uma leve irritação, por causa de poeira, ar seco, vento, ar-condicionado ou poluição. Contudo, a vermelhidão, nesses casos, não costuma durar mais de um dia.

Se os sintomas perdurarem, pode significar outra condição mais grave. 

Condições oftalmológicas que causam olhos vermelhos

2. Úlceras

Úlceras de córnea em cães são lesões que ocorrem na córnea, devido a alterações ciliares, alteração na conformação das pálpebras, olho seco, e trauma

3. Uveíte

Inflamação que acontece nos olhos, na área da úvea, que é bem vascularizada, por isso causa a vermelhidão. 

Ela pode ocorrer por causa de doenças sistêmicas como a doença do carrapato, mas também por causa de doenças preexistentes oculares, como úlceras de córnea, ou catarata.

4. Glaucoma

O glaucoma é o aumento da pressão dentro do olho que costuma acometer os pets, principalmente os cachorros. 

Esse problema ocorre quando há falha de drenagem do humor aquoso. O olho vermelho em cachorro é um dos principais sintomas para identificar a condição.

5. Ceratoconjuntivite seca (CCS)

A ceratoconjuntivite seca é uma doença que causa inflamação ocular devido a falta de lágrima ou desequilíbrio da qualidade lacrimal. É uma condição que pode ser grave, inclusive, desenvolver úlcera de córnea.

6. Conjuntivite

Conjuntivite em cachorro não é uma doença grave, contudo, pode gerar muito desconforto para seu pet. Ela afeta a conjuntiva dos olhos, que recobre a esclera (parte branca dos olhos), causando uma inflamação.

Banner para blog convidando os leitores a agendarem uma consulta oftalmológica para os pets.

Outros doenças que causam vermelhidão nos olhos em cães

7. Cinomose e a leishmaniose

A cinomose é uma doença viral que pode causar olho vermelho e muita secreção ocular, além de outros sintomas, como dificuldade em respirar, catarro, diarreias, vômitos e até convulsões. Enquanto a leishmaniose é causada por um parasita, que afeta todo o sistema imunológico. 

Ambas deixam o cachorro com o olho vermelho e remelando.

Veja aqui o que pode ser cachorro vomitando.

8. Doença do carrapato

A doença do carrapato não tem origem oftalmológica, contudo, pode afetar a conjuntiva e a úvea, deixando o cachorro com olho vermelho. O carrapato causa uma infecção grave na corrente sanguínea, atacando os glóbulos vermelhos.

Há 3 tipos de doença do carrapato que podem acometer seu companheiro: Babesiose (protozoário Babesia Canis), Anaplasmose (bactéria Anaplasma Platys) e Erliquiose (bactéria Erlichia Canis). 

Todas elas são transmitidas pelo carrapato marrom e podem levar seu pet a óbito, caso a doença não seja devidamente tratada.

Quais são os riscos do cachorro com os olhos vermelhos?

Se as condições mencionadas não receberem o devido tratamento, a saúde do seu companheiro estará em perigo, podendo resultar em consequências irreversíveis.

Causas de base sistêmica como: cinomose, leishmaniose e erliquiose, por exemplo, podem levar o cachorro a óbito. Já as infecções que acometem os tecidos dos olhos podem causar cegueira, se não forem tratadas rapidamente e adequadamente.

Então, para descartá-las, você precisa passar pela consulta primeiro com o especialista que, dependendo do diagnóstico, encaminhará ou não seu pet para outra especialidade, para tratar a condição em conjunto.

Banner para blog convidando leitores a baixarem ebook sobre saúde dos olhos de pet.

Cachorro com olho vermelho e remelando: o que fazer?

Para limpar os olhos do seu cachorro, para evitar que fique com o olho vermelho por conta das sujeiras, você pode utilizar soro fisiológico e gaze. Também pode lavar a região dos olhos com shampoo Johnson amarelo ou algum produto específico para as pálpebras.

Como cuidar de cachorro com olho vermelho? Conheça a Inova Hospital Veterinário!

Para obter um diagnóstico correto, seu pet deve passar por uma consulta com um veterinário especializado em oftalmologia para cachorros. 

O profissional indicará o melhor tratamento frente ao diagnóstico correto.

E se o cachorro com o olho vermelho apresentar outros sintomas, como secreção ou ramela, mudança de cor dos olhos, dificuldade de enxergar ou dor, a ida ao veterinário é indispensável, pois indica que há um problema mais grave.

Aqui na Inova Hospital Veterinário 24h, você encontra uma equipe de veterinários em Sorocaba altamente qualificada, com diferentes especializações para atender seu pet de forma completa.

Nossa infraestrutura é moderna, com ambientes preparados para receber você e seu companheiro com conforto e segurança.

Nossas unidades estão localizadas:

Unidade Nogueira Padilha: Hospital 24h e Clínica de Especialidades

Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.

Unidade Campolim: Clínica de Vacinas e Especialidades

Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.

Agende uma consulta e conheça nossas instalações!    

Leia também:

Gato laranja com sintomas de AIDS felina.

Sintomas da AIDS felina: quando suspeitar e procurar ajuda veterinária

30 de setembro de 2025
Leia mais »
Fachada vibrante da Inova Veterinária.

A história da Inova: compromisso, amor pelos pets e uma equipe que faz a diferença

23 de setembro de 2025
Leia mais »
Otite em cães: cuidaAssim como nós, os cães também podem sentir dor de ouvido. Aliás, é uma doença que aparece com frequência nos consultórios veterinários, e recebe o nome de otite canina. É preciso estar atento aos sinais, para não deixar o seu amiguinho sentindo dor. Entenda tudo sobre otite em cães no texto que preparamos especialmente sobre o assunto! Otite canina: o que é? Antes de mais nada, é preciso entender o que é a otite em cães. Caracterizada pela dor de ouvido em cachorro, ela é uma inflamação do ouvido (conduto auditivo). Essa complicação pode acometer qualquer cachorro, mas é bem comum em raças que possuem as orelhas caídas, como os beagles. Isso porque dentro do ouvido dos cães existem fungos naturais e bactérias, que são saudáveis e importantes para o organismo. Porém, quando o local fica úmido, ou a imunidade do nosso amiguinho cai, essa produção pode aumentar e favorecer a infecção do local, provocando a otite. Se não tratada, essa infecção pode avançar e se tornar uma otite crônica em cães. A otite crônica em cães tem cura, mas pode trazer consequências irreversíveis ao seu amiguinho. Causas de otites em cães As causas da otite em cães podem ser muitas - desde otite por ácaro em cães; Otite alérgica em cães; Otite bacteriana em cães ou até mesmo aquela água que acabou entrando no ouvido do seu amiguinho quando você estava dando banho nele. Conheça outras causas: Bactérias; Fungos; Ácaros; Alergias; Acúmulo de cera no ouvido; Entrada de corpos estranhos (água ou algodão, por exemplo). Por isso, é tão importante manter a higienização correta do local para evitar possíveis problemas ao seu amiguinho e levá-lo em consultas periódicas com um veterinário de confiança, que poderá te ensinar como prevenir otite em cães. Quais os sintomas de otite em cães? Já que nosso amiguinho não sabe falar, é importante ficar atento a alguns sintomas que são característicos da otite canina: Coceira constante na orelha; Balançar ou chacoalhar a cabeça com uma certa frequência; Ao observar as orelhas, procure sinais de vermelhidão, odor forte, inchaço e excesso de cera no ouvido; Em casos mais sérios, é possível notar o cachorro com febre. Como tratar otite crônica em cães? Se você desconfia que o seu pet esteja com otite, é necessário procurar um veterinário o mais rápido possível. Ele saberá como cuidar de otite em cães e qual o melhor remédio para otite em cães. Normalmente, são receitados antibióticos para otite em cães e/ou anti-inflamatórios para otite em cães. O local também deve ser mantido sempre limpo e seco, com a higienização correta. Em casos mais sérios, pode ser indicada a cirurgia. Como fazer a higienização da orelha do cão? A higienização correta da orelha do pet é fundamental para tratar a otite em cães, além de prevenir a doença. Porém, é importante ter cuidado ao realizar o procedimento, já que o ouvido é um local muito sensível. O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana. Existem alguns produtos específicos para a tarefa, sendo que um veterinário poderá te indicar o melhor para o seu amiguinho. Para fazer a limpeza, apoie o pet em seu colo e aplique o produto, indicado pelo veterinário, na orelha dele. Feito isso, massageie a orelha delicadamente e, com a ajuda de um algodão ou de uma gaze, retire o excesso de sujeira, tomando muito cuidado para não machucar seu amiguinho. Vale lembrar que o uso de cotonete para fazer essa tarefa não é recomendado, pois pode acabar causando uma lesão. Caso você não se sinta confortável ou fique com medo de limpar a orelha do seu pet, é sempre válido pedir ajuda e orientação de um veterinário. Como prevenir otite em cães Dizem que a prevenção é sempre o melhor remédio, e por aqui não poderia ser diferente. Com procedimentos simples, como manter os ouvidos do seu pet sempre limpos e arejados, e tomar cuidado para que nenhuma água entre no local durante o banho, você irá ajudar a prevenir a otite no seu amiguinho. Ter um olhar atento e manter uma rotina com check-ups periódicos também ajudam com que seu pet esteja com a saúde sempre em dia.

Seu cachorro coça muito a orelha? Pode ser otite canina

16 de setembro de 2025
Leia mais »
Gato com hiperestesia felina sentado em sofá.

Comportamentos estranhos em gatos? Saiba se é hiperestesia felina e como tratar

9 de setembro de 2025
Leia mais »

Atendimento

Consultas agendadas:
Clínica de Especialidades – Unidade Nogueira Padilha
Segunda a Sexta-feira: das 08 às 21h
Sábados das 08h às 18h

 

Clínica de Vacinas e Especialidades – Unidade Campolim

Segunda a Sexta-feira: das 09h às 20h
Sábados das 09h às 13h

Hospital para Pronto Atendimento e Emergências:

Todos os dias – 24h

Atendimento por ordem de chegada

Endereços

Hospital 24h e Clínica de Especialidades:

Avenida Nogueira Padilha,
1770  Vila Hortência – Sorocaba/SP

Fone: (15) 3333-2300

Clínica – Unidade Campolim:

Avenida Gisele Constantino, 1495
Parque Campolim – Sorocaba/SP 
Fone: (15) 3333-2300

Facebook

Inova Hospital Veterinário 2020.
Todos os direitos Reservados

24h

Hospital Veterinário

Facebook Instagram Youtube