Você sabia que nossos amigos pets também estão suscetíveis a lesões, problemas articulares e dificuldades de mobilidade?
Assim como nós, eles precisam de cuidados especiais para garantir uma vida saudável e ativa. É por isso que a fisioterapia para cachorro e gato está se tornando cada vez mais popular e reconhecida como uma solução eficaz.
Se você é apaixonado por seus companheiros de quatro patas e deseja se manter atualizado sobre o que há de mais avançado em termos de cuidados, você está no lugar certo.
Continue lendo e descubra todos os benefícios, técnicas, indicações e como a fisioterapia pode ajudar na recuperação dos nossos queridos pets. Boa leitura!
Quais os benefícios da fisioterapia para cachorro e gato?
A prática da fisioterapia em cachorros e gatos é fundamental para o tratamento de várias doenças e reabilitação da saúde.
Dessa forma, os benefícios da fisioterapia para cães e gatos são inúmeros. Além de auxiliar na reabilitação após cirurgias ou lesões, ela também é altamente recomendada para pets idosos, que podem apresentar problemas degenerativos nas articulações.
A fisioterapia pode retardar o avanço dessas condições, aliviar a dor e promover uma maior independência e qualidade de vida.
Veja os principais benefícios:
➤ Reabilitação após cirurgia;
➤ Melhora a mobilidade;
➤ Prevenção de lesões;
➤ Fortalecimento muscular;
➤ Controle de peso;
➤ Alivia dores ortopédicas;
➤ Emagrecimento;
➤ Reduz o estresse, dentre outros.
Fisioterapia para cachorro
A fisioterapia vai muito além de simplesmente aliviar dores e desconfortos. É um tratamento abrangente que visa melhorar a qualidade de vida dos nossos amigos.
A fisioterapia para cães é um ramo especializado da medicina veterinária que utiliza técnicas terapêuticas não invasivas para tratar uma variedade de condições e lesões nos pets.
Essas técnicas incluem exercícios terapêuticos, massagens, hidroterapia, entre outros. Podendo recuperar a mobilidade perdida, fortalecer os músculos enfraquecidos e restaurar a funcionalidade das articulações.
Fisioterapia para gato
Apesar de ser mais comum para os cães, a fisioterapia para os gatinhos traz muitos benefícios para eles também, porque promove o bem-estar e uma qualidade de vida melhor.
Normalmente, os felinos são um pouco mais arredios, mas também podem se adaptar muito bem às sessões.
Para eles, as sessões são adaptadas ao seu comportamento e interativas, e a escolha do tipo de terapia dependerá das necessidades do pet.
Como fazer fisioterapia em cachorro?
A fisioterapia nos cachorros consiste em sessões com um médico veterinário especializado em Fisiatria, que irá conduzir as práticas com atividades físicas, como:
- Atividades com pranchas;
- Bola;
- Esteira para caminhada;
- Obstáculos em um circuito, dentre outros.
Os exercícios realizados ajudam na recuperação e conservação da musculatura, aumentando a qualidade de vida do cãozinho.
Como fazer fisioterapia em gatos?
A prática promove relaxamento e alívio das dores, dos sintomas e dos desconfortos nos gatinhos também.
Cada felino terá um tratamento diferenciado, dependendo do objetivo a ser atingido. Nas sessões, podem ser utilizados os seguintes exercícios:
- Cinesioterapia (exercícios);
- Magnetoterapia;
- Laserterapia;
- Radiofrequência;
- Uso de esteira aquática, dentre outros.
Reabilitação canina
A fisioterapia de reabilitação tem se mostrado uma das ferramentas mais eficazes para auxílio clínico, não só na prevenção de lesões do aparelho locomotor, como também no tratamento de diversas lesões ósteo-articulares, na recuperação funcional e, principalmente, no resgate da qualidade de vida dos pets.
Além disso, com as diversas técnicas, a fisioterapia de reabilitação se tornou uma aliada muito importante.
Conheça as técnicas de fisioterapia que temos no Espaço de Reabilitação da Inova:
- Eletroterapia;
- Acupuntura;
- Laserterapia;
- Ultrassom;
- Hidroterapia veterinária com uso de esteira aquática;
- Ozônioterapia.
Quando a fisioterapia é indicada?
No geral, a fisioterapia é indicada para pets com problemas neurológicos, ortopédicos, tratamento para obesidade e reabilitação de cães atletas.
Para os casos que os pets apresentam problemas ortopédicos, a fisioterapia ajuda diretamente para tratamentos de doenças como:
- Artrite;
- Artrose;
- Ruptura do ligamento cruzado;
- Displasia coxofemoral;
- Luxação de patela, entre outras enfermidades.
Já para os casos dos pets acometidos por problemas neurológicos, a fisioterapia é indicada para:
- Hérnia de disco;
- Traumas na coluna;
- Cinomose;
- Mielopatias, dentre outros.
Como fazer fisioterapia em cachorro para voltar a andar?
A fisioterapia veterinária desempenha um papel fundamental na recuperação dos cães que enfrentam dificuldades para andar.
Se o seu cachorro sofreu um acidente, passou por uma cirurgia ou tem uma condição que afeta sua mobilidade, a fisioterapia pode ser uma excelente opção para ajudá-lo a voltar a andar, com as técnicas e exercícios de fisioterapia.
Assim, a fisioterapia irá desempenhar um papel vital na reabilitação dos pets com dificuldades para andar.
Fisioterapia para cachorro com cinomose
A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente os cães. Ela ataca o sistema nervoso central e pode causar uma variedade de sintomas, como febre, falta de apetite, vômitos, diarreia, convulsões, entre outros.
Esta doença também pode levar a problemas musculares e de locomoção nos cães afetados.
A fisioterapia desempenha um papel importante no tratamento de cães com cinomose, pois pode ajudar a minimizar os efeitos da doença e promover a recuperação.
Leia também:
Conheça a Inova
A Inova nasceu com a missão de promover a saúde e bem-estar para nossos pacientes e transmitir segurança aos tutores. Oferece a mais elevada competência técnica do corpo clínico e corpo de apoio, com um atendimento de excelência e medicina humanizada aos pacientes e seus tutores.
A Inova conta com profissionais especializados em ortopedia para atender as necessidades do seu pet, desde casos mais graves como fraturas e contusões, como uma consulta de rotina.
Seu pet apresentou algum sintoma ou sinal de que algo não está bem? Não importa a hora, procure o plantão veterinário 24h da Inova Hospital Veterinário.
Nossas unidades estão localizadas:
- Unidade Nogueira Padilha: Rua Cel. Nogueira Padilha, 1770, Vila Hortência – Sorocaba, SP.
- Unidade Campolim: Av. Gisele Constantino, 1495, Pq. Campolim – Sorocaba, SP.
Conte sempre com a Inova para cuidar do seu amigo quando ele mais precisar. Agende uma consulta e venha nos visitar!
Equipe de Reabilitação:
Dra. Julia Pacheco
CRMV-SP: 47.904
Dra. Karina Wogel
CRMV-SP: 47.257
Dra. Nicoli Almodovar
CRMV-SP: 41.846