Seu cachorro está fazendo um barulho como se estivesse engasgando? Calma, isso pode ser o espirro reverso em cães

Esse problema é comum e pode acontecer com qualquer cão, mas é mais frequente em cachorros de pequeno porte, incluindo a maioria das raças braquicefálicas (cães de nariz achatado). Quer entender mais sobre o espirro reverso em cães? Então leia o texto abaixo! 

O que é espirro reverso em cães?

Em um espirro normal, o ar é empurrado dos pulmões para fora do nariz. Já no espirro reverso, esse ar é empurrado para dentro, gerando um barulho que se assemelha ao de um cachorro roncando ou um cachorro tossindo

O espirro reverso em cães é bem comum e pode acometer qualquer cachorro, independente da raça e da idade.

Espirro reverso em cães: o que fazer?

Se o seu cãozinho apresentar algum sinal de espirro reverso, mantenha a calma! A dica é massagear a garganta do seu pet e, em caso de crises frequentes, procurar um veterinário de confiança para tratar, se for o caso!

Como tratar espirro reverso em cães?

O espirro reverso em cães é normal, desde que ocorra com baixa frequência. Porém, se você notar que seu pet vem apresentando muitas crises, é aconselhado consultar um veterinário, que fará o pedido de exames adicionais para entender o problema. 

Colapso de traqueia em cães: qual a diferença para o espirro reverso?

Apesar de semelhantes, o espirro reverso em cães é uma reação fisiológica, geralmente comum e que não requer tratamento. Já o colapso de traqueia em cães é uma doença que necessita de atenção e acompanhamento veterinário. 

Uma das principais diferenças está na posição do cachorro: no espirro reverso, o cão geralmente está em pé ou sentado, com a cabeça e pescoço esticados e com os cotovelos abertos. No colapso de traqueia, não existe posição corporal específica do pet, podendo ocorrer deitado ou andando, por exemplo. 

Você sabia que o espirro reverso em cães e a dificuldade em respirar podem ser atribuídos a outras doenças, como a obesidade canina? Por isso, é importante manter a saúde do seu cãozinho em dia! Conte com a Inova para te auxiliar!