Quando falamos em nutrição, uma dúvida muito comum entre os tutores é referente à escolha da ração ideal. Afinal, atualmente, temos diversas categorias de rações disponíveis no mercado, e que são classificadas segundo os próprios fabricantes como Ração Standard, Ração Premium e Ração Super Premium. 

Afinal de contas, qual é a diferença entre elas? Leia o texto abaixo e descubra!

Confira também: Guia completo sobre Castração de Gatos

Quais são os tipos de ração e quais as diferenças entre elas?

Lembre-se que a escolha da ração é essencial para a manutenção da saúde do seu pet a curto, médio e longo prazo, portanto, entenda que, assim como acontece com os alimentos humanos, também existem rações de maior e menor qualidade. 

Primeiramente, precisamos explicar que, quando falamos em rações secas, independente de sua categoria e marca, devemos saber que elas devem ser 100% completas e balanceadas obrigatoriamente, segundo a legislação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Ou seja, elas necessariamente devem fornecer todos os nutrientes essenciais ao animal ao qual se destinam, em quantidades superiores ao mínimo descrito em literatura. 

Dito isto, confira e entenda a diferença entre Ração Standard, Premium e Super Premium:

1- Ração Standard

Antes de saber a diferença entre Ração Premium e Ração Super Premium é importante entender o que a categoria de ração mais básica do mercado, a Standard, oferece aos pets. 

De modo geral, ela tem uma fórmula mais simples, que usa  ingredientes menos nobres  e que fornece uma nutrição mínima aos animais a que se destinam, o que as tornam mais baratas que as outras. 

É possível que os animais tenham uma boa saúde com ela se não forem de raças muito exigentes. Porém, podemos observar que, devido à qualidade inferior dos ingredientes e dos níveis nutricionais muito próximos ao mínimo de proteína, gordura, energia, vitaminas e microminerais enquanto os níveis de carboidratos, fibras, cálcio e o fósforo são muito altos, a digestibilidade acaba sendo reduzida e, como consequência, se observa fezes muito volumosas, com consistência ruim e mau odor, qualidade de pelagem intermediária a ruim, associada à necessidade de consumo de maiores quantidades de ração para que o animal esteja saciado.

Seja por questões econômicas ou por falta de conhecimento sobre a diferença entre as rações, a maior parte dos cães e gatos no Brasil se alimentam de rações dessa categoria. Por isso que, sempre que o tutor tiver a possibilidade, é importante que entenda e opte pelo uso de alimentos de qualidade superior, objetivando otimizar a saúde do seu pet.

2- Ração Premium

Nas rações Premium já podemos observar melhorias na fórmula e no conteúdo nutricional. Boa parte dos ingredientes usados são de qualidade superior, e já podemos ver a inclusão de nutracêuticos e ingredientes funcionais, como vegetais, frutas, prebióticos, ômega 3, fibras e outros que visam não somente atender os níveis nutricionais mínimos, mas sim uma nutrição que objetiva uma boa saúde a longo prazo, representando um ótimo custo/benefício.

Os animais que consomem esse tipo de ração apresentam fezes em uma consistência mais firme, com menor odor e em menor quantidade que àqueles com consomem rações standard, por terem uma melhor digestibilidade. A qualidade de pêlos é boa, com brilho e menos queda. Os teores de proteínas, gordura, vitaminas e microminerais são mais altos que os das rações Standard, e por isso a quantidade de ração que o animal precisa consumir é menor que o de rações standard. Dessa forma, as rações Premium oferecem uma boa nutrição, de qualidade intermediária entre as rações standard e super premium.

3- Ração Super Premium

As rações super premium são as que apresentam a melhor qualidade dentre as opções disponíveis no mercado. Em suas fórmulas são utilizados vários ingredientes nobres, nutracêuticos e ingredientes integrais e ingredientes funcionais, como por exemplo carne fresca, arroz integral, fibra de maçã, frutas e vegetais desidratados, prebióticos, ômega 3, entre outros. Também podemos observar que elas normalmente não contém corantes. 

Alguns fabricantes também optam por usar conservantes naturais e podem ou não conter ingredientes transgênicos e grãos. Os níveis de proteína, gordura, vitaminas, minerais, carboidratos e fibras objetivam uma nutrição ótima, evitando deficiências e excessos. Essas rações propiciam uma condição corporal ótima, fezes reduzidas, firmes e com pouco odor, pelagem brilhante, macia e com pouca queda, e por terem maiores teores de nutrientes, os animais podem comê-las em menor quantidade para se manterem nutridos.

Nas rações super premium observamos uma grande segmentação dos tipos por idade, porte, raça e até necessidades específicas como sensibilidade cutânea ou light. Devido a essa grande segmentação é possível encontrar fórmulas que atendam com precisão a necessidade de cada animal.

Esse tipo de ração visa uma boa saúde e longevidade aos animais. O custo delas são os maiores dentre todas as categorias de rações, mas quando consideramos que os animais que as consomem recebem uma nutrição ótima, temos que considerar que animais bem nutridos apresentam menos problemas de saúde e vivem por mais tempo, como mais qualidade de vida, relativizando seu custo. Devido a esse conjunto de características, as rações super premium oferecem a melhor nutrição aos animais e devem ser usadas sempre que possível.

Você sabe qual é a importância da ração para a boa nutrição de cães e gatos?

Fornecer rações de boa qualidade para os cães e gatos é importante para garantir a saúde do pet, promovendo um desenvolvimento saudável e deixando o animal sempre com disposição e energia para o dia a dia, já que possuem os nutrientes necessários para o bem-estar do pet, como descrito acima.

Também devemos nos lembrar de como fazer o manejo nutricional dos animais. Devemos nos atentar para o número de refeições diária, que deve ser de pelo menos 2, visando manter seu peso ideal, ou seja, evitando a obesidade canina e felina, além de outros problemas de saúde.

Porém, você sabe como escolher a ração ideal para o seu pet?

Como você viu, existem inúmeras opções de rações para cães e gatos nos dias de hoje, o que é fácil de se notar quando se caminha pela seção destinada a eles em um pet shop. Porém, como saber qual é a melhor ração para a alimentação do pet?

Bom, para definir isso, saiba que é muito importante estar atento à alguns detalhes, como por exemplo:

1- Idade

Assim como os seres humanos, os animais necessitam de nutrientes diferentes de acordo com os estágios de sua vida, portanto, é muito importante se atentar à faixa etária do cão quando for comprar a ração!

2- O porte dos cães

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o porte do cachorro influencia diretamente na quantidade de alimentos que ele come. Animais maiores precisam de maior  quantidade de alimentos proporcionalmente, quando comparados a cães de porte pequeno. Além disso, há variação da necessidade de alguns minerais, proteína e energia de acordo com o porte dos cães.

Ração Premium e Ração Super Premium entenda as diferenças!

3- Raça

Algumas marcas de rações super premium apresentam rações direcionadas às raças de cães e gatos. Esse tipo de ração leva em consideração necessidades especiais de nutrientes pelas raças, direcionando melhor o perfil nutricional do alimento à cada animal. 

Por isso é muito importante prestar atenção às instruções da embalagem antes de comprar a ração para o seu bichinho de estimação!

E aí, qual é a ração que você utiliza para o seu pet? Está escolhendo a correta?

Na Inova temos uma equipe de nutrologia e endocrinologia para esclarecer qualquer dúvida sobre nutrição animal. Entre em contato pelo nosso WhatsApp e agende uma consulta!

Ração Premium e Ração Super Premium: entenda as diferenças!